manifesto
Onscuro nasceu em Curitiba-PR, 2015, como coletivo aberto de artistas visuais para exposições e vendas de adesivos e impressos artísticos com objetivo de solidariedade e divulgações de artistas locais, que após de um tempo se formou como um movimento artístico.
O movimento Onscuro é conhecido por sua abordagem em temas sociais e culturais, mesclando arte gráfica, graffiti, moda e música. As características chaves incluem:
-
Comércio de arte gráfica: venda e produção de adesivos e impressos artísticos de artistas independentes. As artes são autorais, baseadas em projetos independentes dos artistas, que muitas vezes têm relações com a cultura pop, arte urbana, solidariedade, e temas sociais, políticos e culturais.
-
Intervenções com editoriais de moda: uso de artes gráficas e graffiti em intervenções em locais públicos, banheiros, salas, e locais normalmente privados ou de entretenimento. Uso de editoriais de moda em parceria com outras marcas nos locais intervencionados. Intervenções artísticas coletivas, democráticas e sem regras nos editoriais. Editoriais como estilo trash e trip, ou seja, de baixo custo e que foge do padrão, surreal, psicodélico, viajado...
-
Relação com temas sociais e culturais: produções de eventos com música, artes e editoriais de moda com mensagens e poesias sobre temas sociais.
-
Senso crítico sobre as redes sociais e tecnologias: obras de arte envolvendo redes sociais, internet, smartphones e outras tecnologias contemporâneas.
-
Slogan “É tudo mistério”: desafiando velhos e novos pensamentos, com o objetivo de, através da arte, fazer as pessoas pensarem e filosofarem sobre as questões da vida.
-
Graffiti e Pintura: desenhos de rostos expressivos, podendo ser misturados com lambe-lambe, colagens e adesivos. Sem regras, pode passar por cima do desenho do outro.
-
Exposição: o ambiente intervencionado é a obra de arte, uma obra de arte coletiva, com participações de vários artistas.
-
Design e Estética: uso do excesso visual em contraste com o minimalismo visual, fundamental para projetos de decoração, cenografias, editoriais…
-
Poesia: poesias livres que falam e questionam sobre a vida, sobre o devir das pessoas, a magia, o mistério, o universo, a individuação do humano, a desigualdade, a riqueza, o tempo e as mudanças…
-
Moda: moda como expressão em temas sociais e culturais. Uso de arte gráfica, papelaria e trabalhos artesanais.
-
Música: música eletrônica e rock é a sonoridade que acompanha o movimento.
-
Cinema: um cinema fora da tela, que se comporta em outras plataformas até mesmo na própria vida real.
O objetivo principal do movimento é criar uma estética coletiva de artistas visuais, combinando artes gráficas com graffiti e moda, rompendo regras nas intervenções para maior criatividade na nova estética. Ou seja, permitindo intervenções livres com adesivos ou lambe-lambe. Criando assim uma nova linguagem. Além disso, o movimento busca promover conscientizações, pensamentos e filosofias sobre a vida, sociedade e a cultura, evitando qualquer apego artístico e material, com o propósito de enfatizar o sentimento humano, a poesia, a liberdade de expressão e o espírito do artista.